Queijos Suíços: Gruyère AOC

Este queijo é originário da região da Gruyère, nas terras altas do cantão de Friburgo, onde a tradição queijeira é transmitida desde o século XII. Neste cantão falam-se duas línguas, o francês e o alemão, mas este último só numa pequena zona. O lar de Le Gruyère AOC é o planalto que se estende até aos Alpes de Friburgo. O artesanato, o folclore, a arte e os velhos costumes têm-se mantido intactos até à atualidade nesta encantadora região, famosa justamente por dar o seu nome ao popular queijo.

As primeiras referências sobre Le Gruyère AOC datam do ano de 1115. Mas a associação do nome da região ao queijo só aparecerá nos princípios do século XVII, com motivo da visita dos representantes da embaixada francesa, aos quais ofereceram queijos Le Gruyère.

O queijo Le Gruyère AOC detém a Denominação de Origem Controlada desde o ano de 2001. Por isso está sujeito a algumas estritas condições. Por exemplo, é proibido que as queijarias realizem mais de uma produção por dia. Desta forma preserva-se a tradição artesanal e evita-se a utilização de leite que não seja fresco para elaborar mais queijos. Além disso, também se controla que a distância entre o produtor do leite e a queijaria seja como máximo de 20 km, para preservar as condições e a qualidade do leite. A pasteurização do leite também está proibida.

Enquanto o queijo vai maturando, a casca é continuamente humedecida com água pura salgada, para acelerar o tempo de maturação e para lhe dar o seu odor característico. Le Gruyère AOC é armazenado entre 5 e 12 meses. Atualmente, a zona de produção de Le Gruyère AOC elabora 27.000 toneladas deste queijo por ano, em 200 queijarias situadas na zona ocidental da Suíça e também em mais 60 explorações alpinas situadas a uma altura mínima de 1000 m e que funcionam unicamente durante o Verão.
Origem do nome: da região da Gruyère, do cantão de Friburgo na Suíça.
Região produtora: os cantões de Friburgo, Vaud, Neuchâtel, Jura, os distritos de Courtelary, Le Neuveville e Moutier, e algumas vilas que limitam com o cantão de Berna.
Matéria-prima: leite fresco de vacas alimentadas com forragens naturais, não ensiladas. O uso de aditivos é proibido na sua elaboração.
Forma, tamanho e peso: redondo, roda de entre 9 e 12 cm de espessura e de 55 a 65 cm de diâmetro, com um peso médio de 35 kg.
Região Produtora na Suíça
Gordura: 49-53 %.
Buracos: a presença de buracos não é indispensável. Se houver, são isolados e redondos, com um diâmetro de cerca de 6 mm.
Massa: dura e de cor marfim-amarelada.
Sabor: delicado, vigoroso e de pronunciado aroma. Com uma nota mais ou menos salgada, os sabores afrutados dominantes podem variar conforme a zona de elaboração.
Idade: de 5 a 10 meses ou mais.
Harmonização: com os tintos da bourgogne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário